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Seitan Caseiro (Bife de Glúten)

1238500
Paulo Brasileiro

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo branca
3 xícaras de farinha de trigo integral
4 xícaras de caldo de legumes
2 folhas de louro

Modo de Preparo
Numa tigela grande misture as duas farinhas.
Acrescente água fria gradualmente o suficiente para formar uma massa maleável.
Trabalhe-a  vigorosamente por mais ou menos 15 minutos (é importante trabalhar a massa em toda a sua extensão com vigor para o desenvolvimento do glúten).
Cubra com água fria e deixe descansar por algumas horas, ou de um dia para o outro na geladeira.
Divida a massa em 2 pedaços para fácil manuseio, cubra-a com água fria, e mais uma vez trabalhe-a vigorosamente.
Escorra a água e cubra novamente com nova água, e mais uma vez trabalhe cada pedaço da massa sob água fria para tirar a goma. Repita esse procedimento até que a água fique limpa e não mais tenha um aspecto leitoso.
Em uma panela grande coloque a massa e o caldo de legumes (vide *Caldo de Legumes) e leve a fervura; diminua o fogo e cozinhe por 1 hora e meia.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Se for usar imediatamente, corte o seitan em “bifes” ou de acordo com a receita e tempere.
O seitan pode ser refrigerado no caldo vegetal ou congelado.

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