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Tofu Caseiro

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Tofu
É a soja processada e coalhada o que aumenta a sua digestibilidade. Originado na China há milhares de anos, é fonte de proteína, vitamina B, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.
O tofu é proteína concentrada e pode ser beneficial quando comido em quantidades moderadas.*

Tofu Caseiro

Paulo Brasileiro

Ingredientes
2 xícaras de soja deixada de molho de véspera ou por 10 horas
12 xícaras de água
½ xícara de suco de limão OU meia xícara de vinagre de vinho branco

Modo de Preparo
Coloque um escorredor de macarrão dentro de uma tigela grande, e forre com um pano fino. Reserve.
Lave a soja que ficou de molho e bata no liquidificador com parte da água (mais ou menos 3 xícaras de água). Adicione a mistura à uma panela grande com as 9 xícaras de água restantes.
Leve ao fogo alto até ferver; reduza então para fogo baixo e deixe ferver em  por 5 minutos mexendo sempre.
Despeje no escorredor forrado dentro da tigela.
Deixe esfriar um pouco e esprema o pano coador para aproveitar ao máximo o leite de soja. A polpa restante no pano é chamada de Okara e pode ser usada para outras receitas e não deve ser desperdiçada. A okara também pode ser congelada.
Dissolva metade do solidificador usado para coalhar, (limão OU vinagre), e mexa suavemente fazendo movimentos circulares como um “8”  varias vezes no leite de soja. Repita a operação com a outra metade do solidificador e deixe descansar por 10 a 15 minutos.
Enquanto o leite descansa, forre uma forma de tofu ou de queijo com um pano fino, e coloque o leite talhado na forma com ou auxilio de uma concha; tampe e adicione um peso em cima da tampa por 1 hora, o que ajudara na extração de liquido e na formação da barra de tofu.
Retire da forma e coloque o tofu em vasilhame cheio de água fria. Para uso posterior guarde-o na geladeira sempre submerso.

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